AgroRevenda

AgroRevenda

Carlão da Publique participa de painel do Mega PEC

Carlão da Publique participa de painel do Mega PEC

Carlão da Publique participa de painel do Mega PEC

26 de jun. de 2025

Momento vai debater o presente e o futuro da Pecuária Brasileira, durante o Congresso Conecta Agro, em Campinas (SP)


Um ano que deve fazer história na produção, exportação e abates da cadeia produtiva de carne bovina do Brasil. E consolidar a posição do nosso país como o grande fornecedor de proteína animal do planeta nas próximas décadas. Esse é o cenário que vai envolver o debate ‘Pecuária Brasileira – Presente e Futuro’, uma das atrações do Congresso Conecta Agro, o CCAgro, que vai ser realizado de 2 a 4 de julho, em Campinas (SP), no Expo Dom Pedro, reunião dos eventos Top Farmers (Soja, Milho, Algodão, Trigo e Cana), Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, Megapec e Encontro de Gestão dos Cafeicultores.

O Encontro Nacional Mega PEC vai ser realizado no dia 4 de julho e reunir um time de quatro especialistas, lideranças e conhecedores do segmento. Gabriel Garcia Cid, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Maurício Fraga, pecuarista e vice-presidente da Associação dos Criadores do Pará  (ACRIPARÁ). Maurício Velloso, pecuarista e presidente da Associação dos Confinadores do Brasil (Assocon). E o jornalista Carlos Alberto da Silva, o ‘Carlão da Publique’, fundador e CEO do Grupo Publique, integrante do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e apresentador do programa Fala Carlão.

O agronegócio brasileiro conquista passos importantes no fornecimento de energia, alimento e soluções climáticas. E o mundo está de olho. O Brasil assume cada vez mais o papel de protagonista no fornecimento de commodities agrícolas, justamente no momento em que o cenário internacional exige segurança alimentar, energética e diplomática. E ainda vive questões graves como a disputa comercial entre Estados Unidos e China, além das guerras envolvendo Rússia, Ucrânia, Israel e Irã.

“O ex-ministro Roberto Rodrigues sempre aponta a garantia de alimentos para todos os cidadãos como fator fundamental para a paz mundial. E eu concordo com essa visão. A carne bovina brasileira é um dos motores que sustentam essa oferta. Temos muitos desafios tecnológicos para vencer nas fazendas pecuárias, mas o progresso da cadeia e a profissionalização dos pecuaristas do país são incontestáveis”, adianta Carlão da Publique.

É fato. O Brasil deve exportar, novamente, mais de três milhões de toneladas da proteína, bater recorde no abate de animais, no uso de inseminação artificial, melhorar o desfrute do rebanho e ampliar o número de mercados compradores de nossa carne.

Todo esse cenário estará em destaque no CCAgro, que ainda traz a novidade do Top Farmers Cana. A produção da cultura está estimada em 676,96 milhões de toneladas nesta safra, o segundo maior volume da série. O setor segue firme como alicerce da matriz energética nacional.

“O CCAgro é o espaço para quem já está fazendo acontecer. Um ponto de encontro entre a força do campo e as decisões estratégicas que moldam o futuro do agro. Nossa expectativa é atrair mais de 4 mil participantes em três dias. Gente que planta, transforma, investe e pensa o agro como ele é: global, tecnológico e cada vez mais estratégico”, afirma Luciana Martins, Diretora do Grupo Conecta, organizador do evento, que tem a parceria da John Deere e Ford. A programação ainda promete a presença de Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. Ele vai participar dos debates que tratam justamente das oportunidades e desafios desse novo ciclo de cooperação. “Nosso compromisso é conectar ideias, soluções e lideranças. Aqui, a conversa não fica no papel — vira decisão, negócio e impacto real”, conceitua Luciana